sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Prêmio da Indústria do Cinema, Também Conhecido Como Oscar


Bem, saíram as indicações para o Oscar 2006, o prêmio da indústria do cinema, ou como preferem os americanos, o maior prêmio do cinema. Ta bom, se fosse artisticamente justo, eu também diria isso.


Como já era de se esperar, O Segredo de Brokeback Moutain lidera a lista com 8 indicações, em todas as principais categorias. È favorito em pelo menos três: Filme, Diretor-Ang Lee e Roteiro Adaptado. Talvez Trilha Sonora, vamos ver.


Como havia escrito, Munique (que foi considerado pela revista Time como o melhor filme do ano) de Spilberg conseguiu figurar entre os principais indicados. Tem 5 indicações (Melhor Filme, Diretor-Spilberg, Roteiro Adaptado, Edição e Trilha Sonora), é favorito para edição, mas sua campanha para as principais categorias está apenas começando.


Dando uma arrancada e levando 6 indicações temos o excelente Crash – No Limite, estréia na direção do roteirista de Menina de Ouro, Paul Haggis. Disputa Melhor Filme e Direção, entre outros, mas deve levar mesmo a estatueta de Melhor Roteiro Original.


Um grande destaque nas indicações chama-se George Clooney. Ele obteve 3 indicações no total. Pelo seu segundo filme na direção, Boa Noite e Boa Sorte, sobre a caça ás bruxas do comunismo nos EUA, foi indicado como Melhor Filme e Clooney está concorrendo como Melhor Diretor e na categoria de Melhor Roteiro Original. O filme concorre ainda em outras 3 categorias, mas deve levar apenas a estatueta pela sua belíssima fotografia em preto e branco. Sua terceira indicação para a premiação ocorre no inédito Syriana, agora como Ator Coadjuvante. Seu principal concorrente nessa categoria é Paul Giamati, em A Luta Pela Esperança, que pode tanto ser recompensado tanto pela não indicação em Sideways – Entre Umas e Outras, como também ser agraciado por seu belo trabalho na película.


Acertei em cheio em dois filmes na previsão das indicações: King Kong, que está apenas concorrendo (merecidamente) em Oscars técnicos, e Johnny & June (a história da vida do cantor country Johnny Cash e sua esposa June), que não conseguiu ser indicado como Melhor Filme, mas emplacou outras 5 indicações. Seus protagonistas, Joaquim Phoenix e Reese Whiterspoon (ambos ganhadores do Globo de Ouro), estão indicados, com amplo favoritismo para Whiterspoon como melhor atriz, apesar de concorrer com a também vencedora do Globo de Ouro Felicity Huffman, que faz um transexual em Transamerica (também indicado para Melhor Canção). Phoenix tem um concorrente de peso, Philip Seymour Hoffman, que também faz um personagem real, no caso o escritor Truman Capote, em Capote (indicado em outras 4 categorias, incluindo Filme e Diretor-Bennet Miller). Sua vitória pela personificação do escritor é praticamente certa.


Agora vamos para as decepções nas indicações: Começando pela mais dolorida ausência: O Jardineiro Fiel do brasileiro Fernando Meirelles. Ele está nas principais listas de melhores filmes do ano, mas falhou em ser indicado nas categorias mais importantes. O filme obteve apenas 4 indicações: Roteiro Adaptado, Edição, Trilha Sonora e Atriz Coadjuvante para Rachel Weizs, que por sinal é franca favorita para levar a estatueta para casa (além de merecido, vale também como consolação ao grande trabalho de Meirelles).


Descrito pelo próprio Woody Allen como seu melhor filme já feito, para Ponto Final - Match Point restou-lhe apenas no fim uma mísera indicação, à de Roteiro Original.


Marcas da Violência, uma grande obra do mestre David Cronemberg, foi indicado para Melhor Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante para o ótimo William Hurt, mas esqueceram de lhe conferir indicações de Filme, Diretor e (principalmente) Atriz para Maria Bello, que está magnífica.


E por fim, temos Memórias de uma Gueixa, superprodução de Rob Marshall (de Chicago), que está indicado em 6 categorias, mas nenhuma de grande expressão. Ainda assim deve levar Melhor Figurino, Direção de Arte e Trilha Sonora.


E para os favoritos, em termos de comparação, vale lembrar que os vencedores Chicago, Gladiador, Shakespeare Apaixonado e Conduzindo Miss Daisy, levaram Melhor Filme, mas não Diretor. Isso sem falar nos filmes de maiores nominações no ano que não repetiram a premiação como O Aviador, Gangues de Nova York, Bugsy e Apollo 13, que não levaram nada de significativo ou coisa nenhuma.


Agora é apreciar os indicados nos cinemas e acompanhar a premiação (não adianta torcer, aprendi isso com os anos), que acontecerá no dia 5 de Março, um domingo.


> Originalmente publicado no site http://www.solcultura.com.br/ (coluna Iscrípite), em 01/02/2006.


Trilha Sonora nas Caixetas: Make Your Own Kind of Music, Mama Cass.

Nenhum comentário: