quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A Construção de um Mito

Bob Dylan, apontado como poeta maldito de uma geração para os americanos mais puritanos, mas para os verdadeiros apreciadores da arte de versos e sons aprisionados em sua música, um gênio.

No Direction Home (Idem, EUA, 2005), é um documentário musical que direcionam suas câmeras e microfones desde o início, na infância dessa lenda viva da música até a chegada do sucesso em meados dos anos 60. Mas não pára por aí, temos um vasto material para ser apreciado no recheio da história, com entrevistas de diferentes épocas de Dylan, apresentações raras somam-se a interpretações de inúmeros sucessos e depoimentos de personalidades do mundo da música. São cerca de 208 minutos distribuídos em DVD duplo com altíssima qualidade de imagem e som.

Importante lembrar que a direção da película ficou a cargo de nada mais nada menos que o Sr. Martin Scorsese, que depois de quase de três décadas retorna ao gênero do documentário musical (em 1978 dirigiu The Last Waltz), e em grande estilo. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes de Melhor Filme por Taxi Driver (1976) e de Melhor Direção por Depois de Horas (1985), do Globo de Ouro de Melhor Diretor por Gangues de Nova York (2002), mas sempre esnobado em todas as ocasiões pelo Oscar (O Aviador de 2004, Gangues de Nova York de 2002, Os Bons Companheiros de 1991, A Última Tentação de Cristo de 1988), Scorsese imprime um ritmo agradável ao filme, exatamente evitando com que a experiência do espectador nessa verdadeira viagem musical não esbarre na chatice, mas sim, seja repleto de descobertas agradáveis.
Imprescindível para os fãs e indispensável para aqueles que desejam saber mais sobre o homem, a artista, o poeta, o trovador moderno, a lenda e único Bob Dylan.

> Originalmente publicado no site http://www.solcultura.com.br/ (coluna Iscrípite), em 23/11/2005.
Trilha Sonora nas Caixetas: Like a Rolling Stone, Bob Dylan.

Nenhum comentário: