quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mais do Mesmo

Beleza é fundamental?

Na (mais) comédia (do que) romântica Apenas Amigos (Just Friends, EUA, 2005), a questão da beleza exterior versus a beleza interior é mais uma vez apresentada na tela grande, sem grandes novidades.


O adolescente Chris Brander (Ryan Reynolds) é inteligente, gordinho e apaixonado por Jamie Palamino (Amy Smart), a garota mais bonita da escola. Ao finalmente declarar seu amor, é vítima de chacota de toda sua turma, além de perceber que todos seus sentimentos não passam de uma bela amizade para Jamie. É nesse momento que decide mudar o rumo da sua vida, saindo da suburbana New Jersey para a metrópole de Nova York.

Anos depois, Chris é um bem sucedido executivo do mercado fonográfico, sarado e mulherengo. Numa viagem de negócios seu avião tem problemas e faz um pouso forçado justamente em New Jersey, mas com um agravante: traz consigo uma jovem popstar (Anna Farris), ninfomaníaca que insiste em comporta-se como sua namorada. O retorno à pequena Jersey transforma-se num ajuste de contas com seu coração.

Ryan Reynolds tem lá seu carisma, mas com um roteiro repleto de clichês seu personagem perde força junto com a história, afundando as possibilidades com cenas forçadamente sem graça (como a seqüência do jogo de hóquei no gelo com as crianças). Numa clara alusão do que seria uma junção parodiada de Britney Spears e Christina Aguilera, temos Anna Farris como a popstar Samantha James. Suas intervenções beiram o exagero, mas são inspiradamente engraçadas.

Mesmo não ambientada nos anos 80, percebe-se claramente o uso da mesma fórmula desgastada de duas décadas atrás, cheia de situações banais e frases da profundidade de um pires. A abordagem inicial, cheia de bom humor, não salva o filme do lugar comum, passando simplesmente para o escracho trivial e apinhado de situações previsíveis. Mais do mesmo.

APENAS AMIGOS (Just Friends, EUA, 2005).
De Roger Kumble. Com Ryan Reynolds, Amy Smart, Anna Farris e Chris Klein. 96 min.

> Originalmente publicado no jornal O Povo, caderno Guia Vida & Arte, em 16/06/2006.

Trilha sonora nas caixetas: Cool, Gwen Stefani.

Nenhum comentário: