quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A Profecia do Marketing

A 20 Century Fox, detentora dos direitos da série A Profecia, iniciada em 1976, não podia perder essa oportunidade. No dia 06, no mês 06, do ano de 2006... Lançar uma refilmagem do clássico de suspense, utilizando novos efeitos, astros em ascensão, um diretor sedento pelo sucesso e um garotinho de olhos assustadores. A Fox teve até o cuidado de refazer a trilha aterradora do primeiro filme. Pronto, a receita básica está completa, apenas esperando que a profecia do marketing aconteça e os mais curiosos possam fazer desse novo filme um grande sucesso de bilheteria.

Vamos a história do 'novo' A Profecia (The Omen, 2006). Ao saber da morte de seu filho lodo após o parto, o embaixador americano (Liev Schreiber), aceita um recém-nascido órfão (Seamus Davey-Fitzpatrick), sem que sua esposa (Julia Stiles) saiba do ocorrido. Depois de estranhos fatos, os pais suspeitam que a nova criança é o anticristo.

Um susto aqui, uma cena movimentada ali, e muito jogo de cena, com a trilha sonora cortando as imagens e o uso de cores e visual bem frio. O roteiro atualiza sua história original, atrelando fatos cruciais da história moderna (tsunamis, o atentado de 11 de setembro, a explosão de um foguete, etc...) a profecias religiosas, inicialmente deixando o terror bem vivo no nosso dia-a-dia. Mas depois, apenas restam mortes até impressionantes, que não mudam o resultado final de um filme bem morno e com uma resolução bastante previsível. O trailer simples e assustador não passou de um blefe muito bem feito.

Tudo isso apenas atesta mais uma vez a falta de criatividade de Hollywood. Refilmagens são feitas sem nenhum objetivo artístico, senão o de lucrar com franquias já existentes, ou filmes com nomes gravados na história da sétima arte. A conta é fácil: os produtores sempre esperam atrair tanto uma parte da base dos fãs originais, quanto atingir os novos espectadores, que não tiveram a oportunidade de acompanhar os clássicos na tela grande.

A PROFECIA (The Omen, EUA, 2006).
De John Moore. Com Julia Stiles, Mia Farrow, David Thewlis. 110min

> Originalmente publicado no jornal O Povo, caderno Guia Vida & Arte, em 09/06/2006.

Trilha sonora nas caixetas: Little Wild One, The Wonders.

Nenhum comentário: